terça-feira, 8 de abril de 2014

[quickview] JOURNEY



Aceitei o desafio de esporadicamente explorar um jogo que me permitisse reunir uma série de breves impressões, uma quickview, acerca de parâmetros para avaliar com os quais me sinto mais à vontade, como elementos visuais, como cenários, figurinos, elementos gráficos, ou os mais conceptuais, como o processo de criação, história das personagens e conceito geral do jogo. Não se trata de uma review completa baseada na experiência comprovada de quem joga por prazer e mas sobre a percepção de um simples jogador (e diga-se de passagem, um bastante inexperiente).
Pois... Não superei o desafio. É impossível de o descrever! Apenas me atrevo a transpor aquilo que senti durante toda a experiência e lanço o desafio para testarem se o sentem de forma semelhante, concordando com alguns críticos o designam como "uma experiência individualista e única".



[jogo]   JOURNEY
[criadores]  That Game Company    
"Create timeless interactive entertainment that makes positive change to the human psyche worldwide."


[conceito]
Numa dinâmica que não define as regras, objectivos finais ou mesmo tempo de alcance de jogo, apenas é definido que seja de exploração livre! Explorar os cenários, explorar os meios de interação do personagem nos diversos ambientes, os sons, a banda sonora, etc! Explorar, interagir, vivenciar!


[cenários]
Desde céus de tons esverdeados no início, a céus já de tons azulados nas últimas cenas, os cenários vão revelando o estado de espírito que pretendem transmitir pelo utilização de cores com pouco contraste, quase neutras ou pálidas e servindo-se apenas de reflexos de luz para destaque de zonas ou elementos relevantes. Em ambiente de início de acção, recorrem a cores quentes e contrastantes, ou mesmo em zonas de carácter mais misterioso e indicativas de exploração do cenário, recorrem a cores fortes, escuras e com pouco brilho.



Os estilos arquitectónicos traduzem-se por misturas de elementos evocativos da época grega, por vezes romanos, tudo composto em cenas aos quais dão o nome de cenários de expedição. 
A luz!!! A forma incrível como mostram a reflexão da luz pela areia, a luz quente utilizada para reproduzir o (fantástico) cenário de pôr-do-sol (e não deixem de espreitar o último vídeo do post). Tudo absolutamente genial, assustadoramente genuíno, e delicioso de experienciar. 

[personagem]
Assim como o jogo é indefinido, também parece ser a identidade do personagem. Apresentado como um viajante deambulante, esta viagem vai lentamente revelando que também este percorre uma viagem de auto-conhecimento, paralelamente ao jogador que o acompanha. Facilmente se apercebem que não existe meio de comunicação ou linguagem definida e o mesmo apenas se expressa libertando uns "assobios". O seu traje flui livremente acompanhado do seu cachecol esvoaçante, rico em detalhes.
Detalhe: em modo pausa (inactivo após alguns segundos), ele ajoelha-se em pose de meditação.



[banda sonora]
Aqui, tentaram transposição das paletes de cores utilizadas pelos vários ambientes dos cenários, para a essência da banda sonora composta. A progressão de emoções ao longo do percurso, é traduzida para conteúdos sonoros, para o seu equivalente sensorial. Relaxante e inspirador, tudo incluído. Valeu-lhes uma nomeação para os Grammys com Best Score Soundtrack for Visual Media.

[jogabilidade]
Experimentação. Simples experimentação dos elementos do jogo. Sem pistas, sem dados, sem enredo. "A história é contada pelos cenários" e pela tua sensibilidade em deambular entre eles.
O modo multiplayer (apesar de não o ter experienciado) trata-se de um modo peculiar de interacção entre jogadores. Comunicando apenas através do movimento dos personagens, do "assobio". Sem qualquer linguagem, sem chat ou identificação entre eles. Comunicação visual e a sonora, simplesmente sensorial. E não traduzirão os sentidos uma linguagem universal por si só?

The Art of Journey - Hardcover Art Book Reveal



Momento pôr-do-sol [http://journeystories.tumblr.com]

Para a vossa fase pós-experimentação Journey, ficam alguns links consideravelmente úteis para os mais aficcionados pelos jogos:

[como criar um figurino da personagem do Journey] sim, tem moldes incluidos
[página tumblr de fãs do Journey] curiosidades e partilhas
[esquema do padrão do lenço utilizado na personagem] claro, para os mais habilidosos
[walpappers]
[banda sonora] iTunes

E aqui fica o meu contributo para a extensa coleção de artework dos fãs do jogo. Podem também contribuir e inseri-lo no instagram com os hashtags #ngo #nevergetold  #thatgamecompany #journeygame .
Sketch by Dani Lobo

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