quinta-feira, 7 de maio de 2015

Hoje arrancou um crowdfunding para financiar um museu de videojogos



Hoje apareceu a circular no facebook o vídeo de apresentação do projeto The Games Detective Museum, a pedir apoio para a campanha no PPL que eles criaram.



Depois do anúncio fiquei todo contente e fui espreitar a campanha de crowdfunding. É um projeto ambicioso, estão a pedir 15 mil euros e a abertura do espaço deverá ser dentro de algumas semanas.

No entanto fiquei com a ideia que a campanha está, no meu ponto de vista muito incompleta. Digo isto, mas não é no sentido que está mal feita, mas sim que não foi bem pensada ou foi feita a correr. 
Como pretendem abrir o museu muito brevemente, devem estar "a mil" para conseguirem preparar tudo, imagino que o momento de abertura de um novo negócio seja sempre muito difícil.

Quem criou a campanha não deve ter a experiência ou não conhece bem como funcionam os campanha de financiamento colaborativas. Eu nunca fiz nenhuma, mas costumo estar atento às campanhas que vão aparecendo. Por isso vou deixar algumas sugestões de melhoria.



  • Nomear as empresas que vão ajudar,  não chega apenas dizer que vão fazer a contabilidade. O facto de se saber quem são as empresas podemos validar se são de confiança e se vão fazer boa gestão do dinheiro que estamos a doar. Qualquer pessoa faz contabilidade, dinheiro entra e dinheiro saí, soma-se e subtrai-se. É importante mostrar fiabilidade;
  • 15 mil euros é muito dinheiro, mas em que vão gastar? Tem de ter mais detalhe do que apenas "arrendamento do espaço e manutenção". Quanto gastam por mês em renda, água, electricidade, empregadas de limpeza, segurança, etc.. Dão ideia que não sabem onde vão gastar e que 15 mil euros é valor redondo para se pedir;
  • Mostrar um esquema ou plano de como vai ser o museu, que áreas ou secções vai ter, que iniciativas vão criar, etc.. Isso vai ajudar as pessoas a perceber em que fase o projecto se encontra;
  • Coloquem fotografias do espaço que estão a criar e não imagens de outros sítios apenas porque são bonitas, no meu ponto de vista faz perder credibilidade e seriedade. São dois pontos fundamentais quando se fala em dinheiro e negócios;
  • Façam updates constantes sobre o estado das obras, mostrando o que estão a fazer. Novamente o ponto mostrar que o projeto é real;
  • Se já têm um espaço e se vão abrir daqui a um mês, convidem as pessoas a aparecer para verem as obras e para darem sugestões ou até mesmo ajudarem. Mostrar às pessoas que o projeto é real, que essas pessoas podem ajudar fazer a diferença e a fazer história em Portugal.
As recompensas são o ponto mais importante para atrair investimento por isso têm de ser bem pensadas. Elas podem ser mais apelativas e orientadas aos clientes do museu, mas não precisam de ser muito "requintadas" para atrair mais pessoas.

  • Mostrar imagens como vão ser as t-shirts e os casacos. Eu não gosto nada de receber t-shirts apenas com o nome do negócio, porque sei que não as vou usar. Mas se elas tiverem um bom design ou mesmo inteligente ou uma frase diferente fico mais interessado;
  • Se existir espaço no museu ou na oficina que vais existir, arranjar uma mesa para alguém estar lá durante 6 meses ou 1 ano, a aprender com o "mestre" a arranjar as consolas ou algo do género;
  • Oferta de workshops em manutenção de consolas, reparação, sobre jogos retro, como comprar jogos antigos, etc.;
  • Oferecer um cartão de acesso ilimitado ao museu para sempre ou durante 1 ou 2 anos;
  • Oferta de um bilhete pela doação mínima, não sei quanto vão cobrar de entrada, mas garantir já algumas visitas que pagam antecipadamente é sempre bom! O que acontece nos "grandes" crowdfundings como por exemplo o smartwatch Pebble, foi garantir vendas antes do produto ter sido lançada, de forma a garantir o seu financiamento e para baixar custo de produção porque são produzidos em grandes quantidades;
  • Criar uma recompensa com bilhetes para várias pessoas. Como por exemplo família, grupo de amigos, turma, escola. Com blocos de 5 , 10, 20, 40, 50 bilhetes, mas sem ser gananciosos, bilhetes acessíveis para chamar mais pessoas;
  • Oferecer um espaço do museu para colocar um banner de uma empresa com publicidade durante 1 ano. 
Volto a repetir que a minha ideia não é ser do contra ou mesmo desanimar a equipa do projeto, mas sim dar uma perpectiva diferente de forma a terem uma campanha mais sólida e que consigam atingir o objetivo dos 15 mil euros.

Visitem a página da campanha e ajudem com donativo ou divulgação. The Games Detective Museum

Rui Pinheiro
nevergetoldblog@gmail.com


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